Louis Hector Berlioz, foi um grande compositor do Romantismo Francês.
Nascido na cidade Côte-Saint-André, situada no estado da França, no dia 11 de dezembro de 1803.
Berlioz, obedecendo a vontade do pai, foi para Paris, estudar medicina, como teria feito seu pai. Mas como seu destino era a música, insatisfeitamente jogou ao léu a escola de medicina e contrariando seu pai, o grande e descidido Hector Berlioz entrou para o conservatorio de Paris, para estudar composição.
O jovem compositor indentificou-se desde cedo com o movimento romântico francês.
Como Berlioz era o cara, fez amizade com vários escritores "nerds", entre eles: Alexandre Dumas, Victor Hugo e Honoré de Balzac.
Agora entrando em assunto de sua grande obra... a "Sinfonia Fantástica", na qual estarei falando mais aprofundadamente em outro post. Devido a uma ratiada da atriz Henrietta Constance Smithson que não quis ele, na riqueza e muito menos na pobreza, foi tal proeza (muito comum entre os poetas e compositores) que o inspirou a fazer esta belíssima obra, composta por cinco movimentos de pura paixão e ilusão pela aquela desalmada (que se achava só porque era atriz e interpretou algumas obras de Shakespeare, isso dai até a pré-escola faz).
Bom, mas agora falando um pouco das influências do nosso grande compositor marco do Romantismo Francês. Berlioz era um amante da literatura, tal que suas melhores composições, foram influenciadas por famosas obras literárias, são elas:
- Danação de Fausto - baseou-se na obra de Goethe, "Fausto".
- Haroldo na Itália - baseou-se no "Childe Arold", obra do grande Lord Byron.
- Benvenuto Cellini - baseou-se na autobiografia de Cellini.
- Romeo et Juliette - baseou-se na obra de mesmo nome, de Shakespeare.
- Les Troyens - baseou-se na obra Eneida, de Virgílio.
- Béatrice et Bénédict - Berlioz preparou um libretto vagamente baseado na peça de Shakespeare, Much ado About Nothing.
Hector Berlioz faleceu em 8 de março de 1869 e está sepultado Cemitério de Montmastre, com suas duas esposas, Harriet Smithson (falecida em 1854) e Marie Recio (falecida em 1862).
Então fica ai, um pouco da vida do nosso grande mestre, compositor e regente:
Fonte: Wikipédia