Welcome!

Olá! Sejam todos bem-vindos ao meu espaço literário. Aqui você encontrará a maior parte de minhas obras.
Fiquem à vontade, para ler, comentar, divulgar, etc.
Um forte abraço!

"Poesias d'alma e do coração, que só pela alma e pelo coração devem ser julgadas." (Gonçalves de Magalhães)

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Depressão e seus males...


A depressão é uma palavra utilizada para descrever nossos sentimentos. É normal estarmos "para baixo" de vez em quando ou de alto bom humor, são apenas sentimentos normais. Já a depressão, enquanto evento psiquiátrico é algo bem mais diferente e merece tratamento como qualquer outra doença.
Em algumas vezes, até os melhores amigos, tentam ajudar, quando deprimidos, incentivando e até mesmo cobrando-nos à reajir, distrair-se, nos divertir, para que passe essa tal depressão. Mas sem que saibam, podem estar sendo incompreensiveis e talvez egoístas, piorando ainda mais a situação. Quando notamos que uma pessoa está com os sintomas da depressão, que ela não está só triste, devemos ouví-la, tentar entende-la, aconselha-la ou até mesmo procurar um profissional para seu próprio bem.
A depressão está afetando à muitos, das mais variadas faixas de idade. Não é em vão que é considerada o "mal do século".
Nos jovens ela se manifesta devido a vários motivos como por exemplo: a educação familiar, onde o filho cresce com a falsa sensação de que pode tudo, por ter sido uma criança sem limites ou mesmo com limites não bem definidos, com seus desejos quase sempre satisfeitos e que não aprendeu em casa a lidar com o "não". Quando ele toma contato com o mundo, percebe que o mundo é repleto de limites e de "não" e tem muita dificuldade em lidar com isso, o que pode gerar a depressão.
Alguns sintomas comuns da depressão: O estado depressivo faz com que ele se torne irritadiço, desanimado, com muito sono, dormindo muito, querendo ficar mais tempo sozinho do que com outras pessoas, isolando-se do convívio social. Outros indicativos: quando se tranca no seu quarto praticamente o tempo todo e fica sem fazer nada por muito tempo, não cumpre mais com suas obrigações ou mesmo não tem mais prazer e alegria de fazer aquilo que gostava muito antes, sem colocar outros interesses no lugar.
Há momentos de tristeza, por motivos caracteristicos da adolescência, como brigar com a namorada, pressão dos pais, dos professores, quando algo dá errado. Mas isso tudo é normal, é questão de dias e logo passa. Agora, se tal tristeza for além do normal, passar-se dias e dias e não voltar ao normal, é certo que o jovem está em depressão, devendo então procurar ajuda.
Outro fator que não ajuda também, é o caso dos pais quererem resolver este problema, até porque, os adolescentes querem um pouco de distância dos pais, para iniciar sua fase adulta.
Depressão é uma doença psicopatológica, como enfermidade, mas como conceito, depressão é viver as dores do dia a dia...

Pelo lado da psiquiatria, todos têm um pouco da doença da depressão, em alguns ela se manifesta se tornando uma enfermidade psicossomática, em outros ela pode nunca se manifestar.

A depressão, leva a pessoa a usar drogas, alcool, a se automultilar, leva ao isolamento, pessimismo, dificuldade de tomar decisões, dificuldade para começar a fazer suas tarefas, chorar à-toa, sentimentos de culpa injustificáveis, boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, Achar que não vale a pena viver; desejo de morrer e leva também muitas vezes ao suicídio.

Um comentário:

  1. A ACADEMIA MACHADENSE DE LETRAS (Machado-MG) comunica que estão
    abertas as inscrições para o VIII Concurso Plínio Motta de Poesias, do
    ano 2011.
    Entrem em contato para adquirir o Regulamento:
    a/c Carlos Roberto machadocultural@gmail.com
    ESTE CONCURSO ESTÁ ABERTO PARA TODOS!

    OBS: O VALOR DA INSCRIÇÃO ( 2 REAIS) PODE SER COLOCADO DENTRO DO ENVELOPE COM AS 6 CÓPIAS DA SUA POESIA.

    ResponderExcluir