Welcome!

Olá! Sejam todos bem-vindos ao meu espaço literário. Aqui você encontrará a maior parte de minhas obras.
Fiquem à vontade, para ler, comentar, divulgar, etc.
Um forte abraço!

"Poesias d'alma e do coração, que só pela alma e pelo coração devem ser julgadas." (Gonçalves de Magalhães)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Catedral de Notre-Dame de Paris




A Catedral de Notre-Dame de Paris, é uma das mais antigas catedrais francesas do estilo gótico. Com sua construção iniciada em 1163, é dedicada a Maria, mãe de Jesus (Notre-Dame=Nossa senhora). Citua-se numa pequena ilha ilha de Paris e é rodeade pelas águas do Rio Sena.
A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual.
A arquitectura gótica é um instrumento poderoso no seio de uma sociedade que vê, no início do século XI, a vida urbana transformar-se a um ritmo acelerado.
Esta é uma das mais belas catedrais góticas que ja vi. Sua grande valorização veio atravéz da literatura na obra de Victor Hugo, O Corcunda de Notre-Dame, que conta a história de Quasimodo, no qual se apaixona impossivelmente pela cigana Esmeralda. Victor Hugo concluiu sua obra em 1831, e foi graças a seus personagens que resurge o interesse popular pela caderal, pela sua arquitetura gótica e afins. Inicia-se então um movimento nacional pela reforma e preservação da catedral, que viria a ser executada entre 1845 e 1865, liderada pelo grande gênio, o arquiteto Eugène Emmanuel Viollet-le-Duc.
Esta catedral tem muita história durante seu longo tempo de existência. Foi na Notre Dame onde ocorreu a beatificação de Joana d’Arc, em 1909. E no parvis de Notre Dame, em 26 de agosto de 1944, é celebrada a missa pela libertação da cidade da tirania nazista, bem como é realizada a missa de corpo presente pelo falecimento do comandante geral da França durante os anos de resistência, o General de Gaulle, provas definitivas que não existe outro ponto na cidade com tanto prestígio e que represente de tanto a alma de Paris e da França. da França.
Pode-se dizer que a própria nação está simbolizada neste monumento com 130 metros de comprimento, 48 metros de largura, 35 metros de altura, pilares com 5 metros de diâmetro e sinos de 13 toneladas.
Esta belíssima catedral é um dos principais pontos turísticos de Paris. Aos turistas é possivel observar as esculturas da Galeria dos Reis, ainda em sua fachada externa. Também o tesouro, onde estão guardados vários itens sagrados, inclusive um relicário destinado a guardar a cruz de Jesus Cristo. Cada uma das capelas e esculturas, cada detalhe de suas rosáceas de vidro colorido e seus portais, ou suas incontáveis Gárgulas, monstros encarapitados nas torres da catedral.

Contém também vários sinos que compõe, nos quais denominados: Angelique-Françoise, Antoi­­nette-Charlotte, Hyacin­­the-Jeanne, Denise-David (na torre do norte) e o Bourdon Emmanuel (na torre do sul). Já houve mais sinos mas com a Revolução Francesa, muitos foram derretidos para a fabricação de canhões. O principal é o Bourdon Emmanuel e também o mais antigo. Seu balado só ocorre em eventos de grande importância, como visitas do papa, comemorações e funerais presidenciais. Desde a sua instalação, em 1681, o Bourdon Emma­nuel tocou apenas 84 vezes. Os sinos da torre norte, instalados desde 1856, badalam a cada 15 minutos ou em eventos históricos, como no fim da Primeira Guerra Mundial ou na libertação de Paris em 1944. Mais recentemente, tocaram em honra às vítimas do atentado de 11 de setembro. Em 2012 estes sinos serão derretidos e substituídos por nove novos sinos e isto ocorrerá porque os mesmo perderam o tom devido ao desgaste do cobre.
















































































































































































Adaptado por Daniel Martins.

Um comentário:

  1. hoje vivemos num mundo onde Deus vem sendo cada vez mais deixado de lado,mais toda vez q vejo essas imagens da catredal me arrepio todo...
    isso me faz lembrar o tanto como o nome de DEUS é grande

    ResponderExcluir